Sketch de Comédia

Sobre o curso

O curso/oficina de escrita Sketch de Comédia se propõe a ensinar técnicas, formas e ferramentas de produção de material cômico para audiovisual e provocar reflexões sobre a escrita e o gênero. Após duas aulas de teoria e exercícios em grupo o programa desenvolve-se em uma oficina em que a cada aula novos sketches criados pelos alunos serão lidos, analisados e discutidos.

Descrição

MATRÍCULAS ENCERRADAS

Início 6 de junho – 6 encontros de 2h aos domingos às 17h.

O curso de escrita Sketch de Comédia se propõe a ensinar técnicas, formas e ferramentas de produção de material cômico para audiovisual e provocar reflexões sobre a escrita e o gênero.

Após duas aulas de teoria e exercícios em grupo o programa desenvolve-se em uma oficina em que a cada aula novos sketches criados pelos alunos serão lidos, analisados e discutidos.

Tópicos para este curso

2 Aulas

Módulo 1 – TEORIA?

Introdução ao curso; Conceitos básicos; Estrutura; Situação vs. personagem; O sketch em áudio (reflexões); Comparativos das características da escola americana e britânica clássica;
Unidade 1 – Introdução ao sketch, intro e setup00:00:00
Estruturas de Finalização e Início da Prática00:00:00

Módulo 2 – PRÁTICA?

Oficinas de sketches com exercícios variados em subgêneros da comédia e diferentes parâmetros para sketches temáticos.
R$670,00

Requisitos

  • O curso permite até 10 alunos maiores de 16 anos com interesse em criação de conteúdo de comédia para audiovisual. Não é necessário conhecimento prévio de formatação de roteiros para audiovisual.
  • Recomendável o uso de Word (pacote Office da Microsoft) ou de um software de formatação de roteiro.
  • Máximos de alunos: 10
  • As aulas serão ministradas em vídeo pelo ensinante e o acesso de vídeo (webcam) dos alunos é recomendado, mas não é necessário (em alguns momentos da oficina a interação em vídeo tenderá a beneficiar a prática e troca). É necessário apenas que alunos possuam uma conexão de internet que permita o streaming e a comunicação via voz e texto.
  • É esperado um entendimento básico da língua inglesa para melhor apreciação de alguns materiais extras de suporte (vídeos de referência).

Público-alvo

  • Aspirantes a roteiristas que desejam escrever comédia para TV, cinema, áudio ou web;
  • Roteiristas que procuram se aperfeiçoar em técnicas e conhecer as ferramentas da comédia;
  • Comediantes que procuram uma base sólida e maior entendimento dos mecanismos da comédia e sua história;
Scroll to Top