Formatação de Roteiro Para Audiovisual

Sobre o curso

Não basta saber escrever bons diálogos e entender o que é FADE IN e FADE OUT. É preciso saber como, quando, quanto e onde usar cada termo, direção, fala e ação. Totalmente online e ministrada através de encontros por vídeo, a essa oficina se propõe a ensinar técnicas e reflexões sobre a formatação de roteiros para audiovisual.

Descrição

MATRÍCULAS ENCERRADAS

Início 8 de maio – 4 encontros de 2h aos sábados às 17h.

 

A oficina de Formatação de Roteiro Para Audiovisual vai além dos termos técnicos próprios do padrão Master Scenes para cinema e TV, incluindo noções de uso geral, variações para produções de não-ficção, apresentação de roteiros para produções ao vivo (TV e teatro) e também em áudio (rádio e podcasts).

Teoria é muito importante e tem um bom peso, mas reflexões e exemplos de usos práticos contam muito também. A oficina de propõe a ser abrangente e ao mesmo tempo se focar no que é mais útil e realista para a produção no mercado de trabalho atual brasileiro, se aprofundando no roteiro não-ficcional e suas questões de produção (que é o tipo de roteiro mais produzido fora do cinema e quase nunca ensinado).

 

– Para que exatamente serve um roteiro?

– Logline vs tagline, sinopse vs argumento vs tratamento, espelho vs escaleta vs beat sheet;

– Roteiro de leitura e roteiro de produção;

– Formatação de roteiro de produção simples, para áudio, teatro, cinema e TV;

– Exercícios práticos durante e entre os encontros;

– Introdução de personagens e diálogos;

– O que cerca o roteiro e o trabalho do roteirista durante uma produção: gerenciamento e inserção de roteiro comercial (‘merchan’) em TV e documentos que fazem ponte entre o roteiro, direção e produção;

– Variações do Master Scenes para produções de ficção e de não-ficção de diversos escopos para a TV brasileira.

– E muito mais no que diz respeito às práticas e usos diários de programas de TV variados;

 

Palestrante convidado

E essa edição conta com a participação do diretor e roteirista Vitor Brandt  (“Cabra da Peste”, “A5 Five”, “Copa de Elite”, “Malhação”…) como palestrante convidado no encontro final para Q&A e considerações sobre o roteiro de ficção no cinema e TV.

Professor

A oficina será lecionada pelo roteirista e produtor Alexandre Nix que na TV já roteirizou programas como “CQC”, “Dancing Brasil”, “Rainha da Cocada”, “Fábrica de Casamentos”, “Doce Califórnia”, “Entubados”, “Batalha dos Cozinheiros”, a animação “Uma Nova Amiga”, e ainda escreve podcasts de ficção como o “Informe do Almanaque” e game shows roteirizados como “Verdades Absurdas”.

O que vou aprender?

  • Obter o conhecimento e a confiança para apresentar um roteiro para produtoras de audiovisual, profissionais do ramo e canais de TV sem duvidar de sua proficiência técnica no formato apresentado;
  • Desenvolver uma crítica básica sobre os padrões e formatos de roteiro;
  • Ao término dessa oficina os alunos receberão também 15% de desconto para o curso "Sketch de Comédia" e "Fazer Comédia" (quando matrículas estiverem abertas).

Tópicos para este curso

4 Aulas12h

Módulo 1 – O que cerca o roteiro?

Nesse módulo teremos uma breve apresentação da turma, seguido por um panorama geral sobre tudo o que cerca um roteiro: documentações e processos pré-roteiro com ênfase no papel do roteirista em relação à produção.
Módulo Único da Unidade00:00:00

Módulo 2 – Formatações Simples e Introdução à Master Scenes?

Os fundamentos e aplicações básicas dos formatos mais difundidos universalmente para roteiro audiovisual (TV, Cinema, Rádio e Podcast) e a formatação do roteiro teatral.

Módulo 3 – Master Scenes – Formatação Intermediária, fundamentos e reflexões?

Através da avaliação de exercícios propostos aos alunos o módulo apresentará técnicas, variações e soluções novas; Apresentação do roteiro de áudio; Considerações sobre o formato e produção para áudio e TV; Fundamentos do diálogo na ficção e não-ficção; Noções gerais de narrativa.

Módulo 4 – Considerações, Q&A e revisões?

Revisão do exercício final pelo professor; Q.A. com o palestrante convidado; Q.A. com o professor; Considerações finais.
R$460,00

Requisitos

  • A oficina permite de 6 a 12 alunos maiores de 16 anos com interesse em roteiro para audiovisual. Não é necessário conhecimento prévio de roteirização.
  • Acesso por vídeo (webcam) dos alunos é recomendado, mas não é necessário (em alguns momentos da oficina a interação em vídeo tenderá a beneficiar a prática e troca). É necessário apenas que alunos possuam uma conexão de internet que permita o streaming e a comunicação via voz e texto.
  • É esperado um entendimento básico da língua inglesa para melhor apreciação de alguns materiais extras de suporte e à oficina. Além dos encontros é esperado também que os alunos realizem durante a semana exercícios práticos. Com isso estimamos que a carga horária total de curso seja de cerca de 12h.

Público-alvo

  • Escritores aspirantes a roteiristas;
  • Roteiristas, produtores e diretores iniciantes no audiovisual;
  • Interessados em participar do curso de "Sketch de Comédia".
Scroll to Top