Fazer Comédia
Fundamentos da escrita de comédia para o audiovisual

Sobre o curso

Totalmente online e ministrado através de encontros por vídeo, o Curso de Fundamentos da Escrita de Comédia para Audiovisual se propõe a ensinar técnicas, formas e caminhos de se entender e escrever material cômico para TV e web.

Descrição

MATRÍCULAS ABERTAS até 3 de julho – Início das aulas: 4 de julho

O programa conta com conteúdo massivo de informações teóricas, de uso prático, exercícios (em grupo e individuais) por profissionais da área compartilhando experiências sobre mercado de audiovisual, técnicas e como funcionam os bastidores de produção de programas de TV segundo a realidade brasileira.

Ciente da dificuldade de inserção no mercado e de estabelecerem seus primeiros créditos como roteiristas o curso Fazer Comédia promove também a oportunidade de seus alunos terem seus materiais publicados e creditados em produções online de comédia. Através de parcerias com canais de YouTube de profissionais como Bruno Motta, Victor Camejo e Marcos Castro.

Nesta edição do curso o comediante, escritor e roteitista Nigel Goodman (Irmão do Jorel, Programa do Porchat, Agora É Tarde, Multi Tom, SNL Brasil, Fritada) será nosso convidado para discutir sobre comédia em sketches.

O que vou aprender?

  • Sobre parcerias com publicações online: Resultados de exercícios dos alunos serão enviados para curadoria e aprovação de nossos parceiros para serem publicados em seus respectivos canais no YouTube: Bruno Motta (Diário Semanal), Castro Brothers (Jornal Não Pode Rir) e Victor Camejo (Jornal de Casa). Uma vez tendo o material aprovado por um dos parceiros o aluno responsável será creditado no episódio produzido como “Roteirista”/”Roteiro por” e receberá um cachê simbólico de R$50 por crédito em cada programa – pago pela Uncool Artist. Esse é um processo opcional e cada aluno poderá optar por não fazer parte se assim desejar.
  • No término desse curso os alunos receberão também 15% de desconto para o curso de Sketch de Comédia (quando disponível).

Tópicos para este curso

9 Aulas48h

Módulo 1 – A ORIGEM DO HUMOR

UNIDADE 1 – INTRODUÇÕES00:00:00
UNIDADE 2 – BASE TEÓRICA00:00:00

Módulo 2 – HISTÓRIA E PERSONAGENS

Módulo 3 – CRIANDO COMÉDIA

MÓDULO 4 – PRÁTICAS FINAIS?

Preparação para exercícios em grupo e individuais.

MÓDULO 5 – REVISÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS

R$820,00

Requisitos

  • O curso permite de 8 a 12 alunos maiores de 16 anos com interesse em criação de conteúdo de comédia para audiovisual. Não é necessário conhecimento prévio de formatação de roteiros para audiovisual.
  • Acesso por vídeo (webcam) dos alunos é recomendado, mas não é necessário (em alguns momentos do curso a interação em vídeo tenderá a beneficiar a prática e troca). É necessário apenas que alunos possuam uma conexão de internet que permita o streaming e a comunicação via voz e texto.
  • É esperado um entendimento básico da língua inglesa para melhor apreciação de alguns materiais extras de suporte e ao curso. Além dos encontros é esperado também que os alunos realizem durante a semana exercícios práticos. Em alguns casos é esperado que o aluno se dedique por horas para realizá-lo. Com isso estimamos que a carga horária total de curso seja de cerca de 48h.

Público-alvo

  • Aspirantes a roteiristas que desejam escrever comédia para TV, cinema, áudio ou web;
  • Conteudistas de outras áreas/gêneros que desejam utilizar comédia de maneira efetiva em seus trabalhos;
  • Roteiristas que procuram se aperfeiçoar em técnicas e conhecer as ferramentas da comédia;
  • Comediantes que procuram uma base sólida e maior entendimento dos mecanismos da comédia e sua história;
  • Interessados em participar do curso de "Sketch de Comédia".
Scroll to Top