Rio Grande do Sul é o estado agraciado hoje em ESTADOS DO MEU BRASIL. Tem também 3 notícias rapidinhas da cidade e novo anunciante no Informe. E lembre-se: LETRA G! G de Gaúcho! G de Grrraaawww, you sexy you!

Já cadastrou seu email para a nossa newsletter? Não? O problema então é seu! Mas se você quer soluções, clique aqui!

Transcrição do Episódio

INTRO

Esse é o “Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro”: apresentando o podcast para quem só ouve rádio e relembrando o que é rádio para quem já não vê TV.

Esse episódio é patrocinado pela letra G. Com a letra G você tem a nota musical sol, o símbolo do grama, o fator de aceleração gravitacional e muito mais. Você sabia que o G recebe um acento circunflexo em Esperanto? Kio mirinda afero! Letra G... é como um C, mas com um algo a mais. É o nosso C trans!

Hoje vamos conhecer mais sobre o estado do Rio Grande do Sul, a Argentina Brasileira e ouvir as rapidinhas de Bom Jesus.

Esse é Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro para 7 de outubro de 2018.  Esse dia, em 1582, não existiu na Itália, Polônia, Portugal e Espanha, causando um certo desconcerto para o resto da Europa. Em 7 de outubro de 3761 Antes de Cristo, começava o calendário judaico... o que só aumentou a confusão. E, em 1913, era inaugurada a primeira linha de produção de Henry Ford, que produziu um único Henry Ford.

Se você expeliu mecônio em 7 de outubro, você faz aniversário com o delicado político russo Vladimir Putin, o simpático jurista Joaquim Benedito Barbosa Gomes e a talentosíssima cantora Pitty. Nessa data também morreu o escritor, poeta e crítico Edgar Allan Poe... a quem Araújo do Gás e Água, aqui de Bom Jesus dedicou essa pequena homenagem... [Entra gravação do Araújo]

 

RAPIDINHAS DA CIDADE

E como tivemos um episódio inteiro dedicado às notícias de Bom Jesus, hoje só teremos as três principais notas nas “rapidinhas da cidade”!

Nossos vinhedos outrora decadentes, agora florecem nos terrenos comprados pela Ana Cláudia. É a nova investidora que chegou com o circo e acabou ficando. Bem-vinda, Dona Ana!

A Associação dos Pais de Bom Jesus está preocupada com a nova atitude de seus infantes que teimam em querer voltar pra Colônia de Férias. A diretora da escola, Dona Ceci, recentemente trocou provas de matemática por um teste de Turing e as notas têm sido baixas.

Seu Ernesto e Padre Romeu estão desaparecidos há dois dias. Depois de duas semanas dedicado ao hobby do artesanato e cuidando dos nervos de Padre Romeu, ele confeccionou uma espada rajada e os dois abandonaram a cidade. Há quem diga que foram vistos se enveredando pelo matagal em direção à Chácara do Fundo. Bastou isso para o povo criar as fofocas das mais terríveis. Nao é por aí, gente! É muito mais provável que os dois só estejam tendo uma relação íntima carnal e não seja nada disso que estão falando por aí. Tá certo que um tem uma espada e outro é um clérigo, mas isso não quer dizer que estejam jogando LARP. Isso é uma acusação muito séria de se fazer!

 

ESTADOS DO MEU BRASIL

E retornamos com a série “Estados do Meu Brasil”! Dessa vez voaremos direto para a Região Sul do país para conhecermos o estado do Rio Grande do Sul!

Das profundesas da Lagoa dos Patos ao estratosférico cume do Pico do Monte Negro... da polonése ao kehraus... do cavalo crioulo, animal símbolo do estado, ao negrinho achocolatado, a República Rio-Grandense tem 66,6% da sua superfície coberta pelos "pampas", que nada mais são do que planícies pastoris perfeitas para se criar gado e abrigar certos militares europeus aposentados desde 1944.

Que tal?

Da mesma forma que cristãos celebram sua fé com a cruz, que nos remete à morte de Jesus, todo setembro os gaúchos comemoram a própria derrota de sua Revolução Farroupilha. É a data mais importante do estado seguida das comemorações de março quando ocorrem a Kuchenfest de Rolante! É o festival da cuca de banana na cidade que é capital nacional da cuca... que te pega dali... e te pega de lá!

A bandeira do Rio Grande do Sul possui o verde e o amarelo sob um tapete vermelho de boas-vindas ao resto do país. Ela representa a vontade desse povo convidativo de atrair e comungar com o resto do Brasil que tanto ama. É só passar de Lages, pela infinita Highway, que você será recebido de braços abertos pelo Gaúcho da Fronteira! Mais faceiro que ganso novo em taipa de açude, ele vai te oferecer um chimarrão, abrir cancha e te achar lôco de especial por estar ali! É desejo íntimo do Rio Grandense estreitar essas culturas para que ele possa finalmente deixar de beber cerveja polar e preferir coca-cola à pepsi como o resto da humanidade.

Uma terra de contrastes! Com um povo caloroso que vive no estado mais frio do Brasil que abriga a maior praia do mundo! A praia do Cassino tem 224 quilômetros de argentinos e uruguaios de bandana e gritando "Ei, chica!"

E agora umas curiosidades sobre o Rio Grande do Sul: sua planta símbolo é a macela devido a sua importância como componente ativo de xampús para cabelos claros e o idioma preferido é o Hunsriqueano riograndense, uma espécie de dialeto alemão indecifrável para alemães, por ser originário de uma realidade paralela em que os nazistas eram de esquerda.

Interessado em saber mais? Enrole o poncho agora e mande-se a la cria! Conheça o Rio Grande do Sul!

E por hoje é só. Eu sou seu locutor Ceará e essa foi mais uma edição do Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro que já já chega no final de sua primeira temporada pois tudo que é bom um dia acaba se não houver mecenato. Compartilhe nosso informe com seus coleguinhas todos os dias pra que você possa finalmente ser aceito socialmente. Até a próxima semana!