Nesse episódio do Informe temos a solução para o infante que não poderá se entreter com a lavoura após o ano letivo, a autora Lia Loft recitando seu mais novo livro infantil e saberemos mais sobre os venezuelanos em Bom Jesus. Tudo isso em um episódio um pouco mais longo que o usual... 9 minutos para comemorar o 9 de setembro! São três dias sem incêndios ou esfaqueamentos aqui nos escritórios do Almanaque!

E se você estiver interessado em saber mais histórias interessantes e seus protagonistas, que tal ouvir o podcast Eu Tava Lá de Brian Rizzo?


Transcrição do episódio

Intro

Esse é o “Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro”: seus minutos de sabedoria pastoril no melhor do podcast rústico da internet.

Hoje vamos conhecer a obra de uma cidadã ilustríssima de Bom Jesus, saber o que acontece na nossa cidade e falarmos sobre o que fazer quando o ano letivo termina no exato momento em que sua plantação foi destruída por uma súbita mudança climática. O nosso Almanaque tem a solução alternativa para as crianças que não poderão se entreter com o labor da lavoura esse ano.

Com uma nova seleção de dicas prática e conselhos úteis, esse é Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro para domingo, 9 de setembro de 2018. Hoje é Dia da Vítima do Holocausto e da Violência Racial na Eslováquia, dia das forças armadas na Ucrânia e aqui no Brasil é dia do administrador. Cada país com seus encantos, não é mesmo? Faltam 113 para acabar o ano!

DADOS DO DIA

Se você abandonou o ventre de sua máter pela primeira vez em 9 de setembro, você faz aniversário junto o Cardeal Richelieu,  o autor Liev Tolstói e o estruturador e pintor Sol LeWitt. Quem aqui não tem em casa uma reprodução de Sol Lewitt, não é mesmo?

Ah... é aniversário também do Renato Gaúcho.

Nesse mesmo dia, em 1949, Kim Il-sung estabelecia a República Democrática da Coreia. Se você nasceu nesse dia, um parabéns do Supremo Líder pra você!

COLÔNIA DE FÉRIAS

Administrada por clubes sociais, escolas querendo faturar um extra e hotéis-fazenda a beira da falência, as colônias de férias são uma excelente opção para os infantes, jovens púberes e adolescentes cheios de energia aproveitarem o recesso escolar.

Com atividades de caráter recreativo e esportivo, as Colônias de Férias são em sua maioria comandadas por recreadores bonitos e descolados. Apesar de não terem muitas vezes a menor capacitação para cuidar de crianças, eles sonham em se formar em educação física e precisam juntar um dinheirinho para visitar Barcelona. E no final das contas, é isso que importa!

Corrida do saco, corrida do ovo na colher, caças ao tesouro, bukkake, cabo de guerra, escavar valas, gincanas, experimentos científicos... essas são apenas algumas das várias ativididades que acontecem diurnas para ocupar o corpo e a mente dos nossos pequeninos. Mas se você acha que ter os pimpolhos voltando para casa todo final de tarde e interrompendo as suas atividades no quarto, procure colônias que possuam período integral.... como a do Hospital Colônia de Barbacena (procure por ele no Google).

Uma opção local é a recém-inaugurada Colônia Müller. A colônia inaugurou hoje na, até então abandonada, Chácara do Fundo no final da estrada velha. A Colônia Müller oferece atividades noturnas como:  noite da discoteca... festa a fantasia... noite do ritual para Shub-Niggurath... festa do pijama... e Lual com temáticas tiki (tíqui) onde as crianças aprenderão a confeccionar suas próprias tochas e cantarolar o hino da colônia:

[Ceará, por favor entoe o hino enviado no DVD com o press-release. obrigado.]

Visite a Colônia Müller!

CIDADÃOS ILUSTRES

E já que o assunto é criança, nada mais natural que inauguremos essa nova sessão aqui no Informe! É a hora dos Cidadãos Ilustres da Nossa Cidade!

A escritora infantil Ana Ruth Rocha Machado, também conhecida como Lia Loft, é uma de nossas mais ilustres cidadãs de Bom Jesus. Se você já ficou atolado na Ladeira Rocha Machado e desistiu para sempre de sair da cidade, você sabe o nome dela! Com mais de dois títulos publicados, ganhou três vezes o Prêmio Jabuti de Prata por W.O. (dábliu ó) e também uma medalha de segundo lugar no campeonato de peteca competitiva de Baependi. Seus clássicos incluem "Violeta, Marreta, Muleta" e a "Pochete Amarela Neon". Seu terceiro livro é o último lançamento da Editora Abriu! Para sempre! O título é "As Férias de Juca" e é com muito prazer que teremos a própria autora recitando para nós esse novo clássico que com certeza fará parte do currículo das escolas municipais de todo Brasil. Com vocês... As Férias de Juca!

[Ceará, Ana Ruth Rocha Machado preferiu gravar isso em outro momento dizendo que não gosta de sair de casa em horário comercial. Montaremos na edição]

Que gostoso, não é mesmo? Como é bom relembrar dos nosso tempos de criança! Ah... se eu pudesse voltar cinco anos no tempo!

CORREIO DO INFORME

E aqui vai uma atualização sobre o caso dos venezuelanos aqui na nosa pacata Bom Jesus:

Dona Nice, proprietária e C.E.O. da Pousada da Dona Nice, relatou para nós que, de um dia para o outro,  os onze venezuelanos que se hospedaram por lá simplesmente desapareceram na calada da noite sem dizer adeus. O valor da hospedagem foi pago via bitcoin por um representante legal na Bélgica e dona Nice só lamenta a saudade deixada por Arturo Lopez, jovem venezuelano vistoso que lhe agradou com sua companhia e seus muitos predicados. Arturo, se você estiver ouvindo, Dona Nice pede que preste atenção nessa mensagem ela nos escreveu para lermos para você: “Caro Arturo, é “adeus” e não “adiós”. Aprenda a falar português, retorne aos meus braços ou volte de uma vez para a Venezuela. Não! Não faça isso! O Brasil precisa de Arturo e eu preciso de você!”

Fica a dica, Arturo!!!

Um recado do Seu Ernesto do Armazém Mato Grosso para os cidadãos e as autoridades: “Nunca, mas nunca mesmo, sirva bebidas alcoólicas ou tabaco para menores. Essa atividade é um crime e crimes são proibidos por lei no Brasil. Eu aprendi.”

Mais sobre essas e outras dicas em próximas edições. Sou seu locutor Ceará e sou astrólogo. Você precisa acreditar em mim! Eu sou astrólogo! Portanto, se quiser me agradar, dê um pulinho no iTunes e presenteie com cinco estrelinhas o Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro!