No episódio de hoje trazemos tudo aquilo que você precisa saber sobre a influência da lua nas suas colheitas e respondemos dúvidas dos nossos ouvintes sobre casamento, como tratar pragas raras de maneira discreta e muito mais!

É o Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro trazendo as informações mais relevantes e curiosidades a respeito de cada dia! Hoje é dia 19 de agosto. Que bom!

Transcrição do Episódio:

INTRO

Se você nasceu nesse em 19 de agosto, você está na compania do ator Marcos Palmeira, da designer Coco Chanel (uma das preferidas dos ouvintes) e do ator Matthew Perry, conhecido pelo papel de Chandler na série Friends e pela sua batalha contra as drogas que perde a cada dia. Em 19 de agosto de 1969, foi fundada a EMBRAER. Lembra dela? E em 1960 a União Soviética lançou um satélite em órbita contendo dois cães, quarenta camundongos, dois ratos e uma grande variedade de plantas. Quem diria! Uma fazenda no espaço! Só espero que os animais estejam bem! Se você nasceu nesse dia: parabéns!

LUA CRESCENTE

E já que estamos falando sobre fazenda e órbitas, que tal saber mais sobre a relação da lua com o plantio de alimentos? A lua influencia na gravidade da terra e também interfere nos mares, mas se você também acredita que ela também exerce influência nas plantações, em nós e até os animais, prepare-se! Você agora terá essas suas crenças sem fundamento científico mais uma vez fortalecidas por quem não tem a menor autoridade no assunto: É o calendário lunar do Almanaque do Jovem Fazendeiro!

Hoje é a segunda noite de agosto em que nos banhamos pela lua crescente. É uma fase muito positiva sobre as plantas com seivas presentes em maior quantidade nas folhas, ramos e caule. As seivas são atraídas pela lua, favorecendo seu crescimento. Tomates plantados nesta fase produzem mais e com orgulho. Outros plantios favoráveis são o de quiabo, feijão, arroz, abóbora e milho. Anotou tudo? Se sim, pique esse papel e queime, pois nada disso faz sentido.

Mas se você não entende muito de gravidade e a diferença entre a massa dos oceanos e a massa total desse nabo que você está segurando faz 10 minutos, não tem problema! Vem aí o Calendário Lunar do Almanaque do Jovem Fazendeiro para 2019!  O presente perfeito para você se dar no natal! Nosso calendário de parede ilustrado trará dicas de plantio, lembretes de aniversário de pessoas ilustres e destaque para as datas comemorativas mais esperadas do ano. Em breve, para encomenda, no nosso site!

CORREIO DO INFORME

Desde que lançamos nosso informe, temos recebido um número enorme de correspondências dos nossos ouvintes com questões pertinentes e interessantíssimas para respostas que não estão no nosso Almanaque. E é com muito prazer que utilizaremos esse novo veículo para elucidar suas dúvidas.

Uma pergunta que recebemos constantemente por carta sem remetente e emails anônimos é: “Eu posso casar com uma pessoa menor de idade?”. O Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro consultou a legislação e a resposta é... Claro que sim, Reinaldo!

Quem é maior de 16 e menor de 18 anos, não pode ainda beber ou dirigir, mas pode se casar com a autorização de seus pais.

Agora, se você quer casar com alguém com menos de 16 anos de idade... você pode também! Basta recorrer às hipóteses excepcionais de suprimento de idade. O artigo 1520 do Código Civil Brasileiro te dá aquela forcinha se, por exemplo, houver uma gravidez. Ficou claro, Reinaldo? Ok!

É isso aí, meus ouvintes cheios de romance! O Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em números absolutos de mulheres casadas até a idade de 15 anos. Além de 35% da população feminina que casa antes dos 18 anos, temos 877 mil crianças que se casaram com até 15 anos de idade e dessas 88 mil se casaram com apenas 10 aninhos.

Quarto lugar no mundo! Apesar disso estamos em primeiro na América Latina. Não só nesse ranking como no ranking de violência contra a criança. É isso aí, Brasil! Rumo ao título mundial!

Nosso diretor também selecionou uma questão de Ana Cláudia, ouvinte da pacata Bom Jesus. Ela pergunta: “Estou sofrendo com uma praga e sou discreta. Qual é o veneno mortífero ideal que não deixa rastro nenhum no morto? É pra matar um animal. Um animal com um tamanho, digamos... entre um porco e um cavalo.”

Bem, Cláudia... pelo tamanho do animal que você descreve, supomos que você tenha em mãos um problema com um gorila ou orangotango... o que... é raro. Você faz parte de um circo? Talvez! Mas com certeza não é uma fazendeira, pois nossos ouvintes com certeza sabem bem essa resposta. Mas lembre-se: “Não existem perguntas idiotas”, apenas perguntas e pessoas como você. Nossa dica é: observe quando puder a embalagem de um saco de fertilizante. 95% dela é cloreto de potássio. Esse composto é ideal para uma overdose intravenal que causará crise renária e parada cardíaca súbita. Não recomendamos esse uso, mas você parece desesperada e aflita por sua vida. Depois conta pra gente se deu certo, ok?

Outra perguntinha que chegou via WhatsApp para nosso editor foi: “Quando é que o dinheiro da pensão alimentícia cai na minha conta?”. Esse é um dos mistérios da vida que ainda não possuem resposta. Mas para todas as outras questões práticas ou filosóficas que lhe tiram o sono: envie um email para nós!