Eu estava reassistindo The Ninth Configuration outro dia e notei uma coisa: em uma cena bizarra de luta, um personagem que parece ter saído de Warriors ou Mad Max urra para a câmera. Não um urro ou grito qualquer. Um urro primal que reconheci de alguma forma. Não sabia da onde. Lembrei do Grito Wilhelm, mas não era o mesmo grito. Mesmo assim…

Ah! Quer saber? Vou pesquisar!…… Bingo!

O grito do bandido “punk” de The Ninth Configuration não só é uma gravação de grito reutilizada em diversos filmes (como o Grito Wilhelm) mas foi o percussor dessa gravação que se repetiu em diversos filmes.

Para quem não sabe, Grito Wilhelm foi uma piada interna durante décadas na indústria cinematográfica e perpetuado centenas de vezes até que o fato foi percebido, caiu na internet e perdeu um pouco a graça para os diretores e responsáveis pelos efeitos sonoros.

Já o filme The Ninth Configuration deu origem à nova piada interna: O Grito Howie. O batismo desse foi realizado graças ao jogador de futebol americano e ator Howie Long que interpreta um terrorista no filme A Última Ameaça (1996). O uso do Grito Howie em sua cena de morte foi o que selou o novo easter-egg sonoro do cinema.

Aqui vai uma coleção de Gritos Howie para vocês: