Se  o assunto é sono e você ouve podcast, talvez você se interesse pelo episódio sobre a economia do sono do podcast Freakonomics. Mas se você quer mesmo é dormir, esse post é pra você.

Não que sejam chatos, entediantes ou monótonos (ok… alguns têm apresentadores monotônicos e isso ajuda.), mas esses são alguns podcasts ideais para darem uma forcinha naquela hora de pegar no sono. É bem melhor do que audiolivros, que com o passar das noites podem projetar seus temas em seus sonhos. Eu sonhei com Barack Obama duas vezes enquanto ouvia sua autobiografia antes de dormir. Fique o aviso.

MADRUGADA ESTRANHA

1. Sleep With Me: A Sleep Inducing Podcast

Se Ben Stein (o professor de economia de Curtindo A Vida Adoidado) gravasse uma hora de discurso… daria um excelente episódio de Sleep With Me. A cada episódio o narrador apresenta monólogos monotônicos via fluxo de consciência fazendo com que, mesmo que se o assunto te interesse, seja impossível não pegar no sono em minutos.

2. Game of Drones: The Game of Thrones Sleep Aid
Apresentado por Scooter, o mesmo cara do podcast anterior, Game Of Drones opera sobre o mesmo conceito, mas com um único tema: aquela série de sucesso da HBO. Scooter consegue descrever a cena mais terrível ou a mais cheia de ação de forma que parece que você está ouvindo um relatório de contabilidade de uma fabricante de material de escritório.

unnamed

DORMINDO COM ESPIRITUALIDADE

3. The Daily Meditation Podcast

Se sua insônia é resultado de stress ou ansiedade, talvez você deva procurar o podcast de Mary Meckley. Ela oferece breves meditações guiadas. Cada episódio tem um tema geral (‘como ter mais confiança’, ‘solte sua ira’ etc) e são narrados de maneira calma em tons quietos pra você afundar no travesseiro.

4. Meditation Minis
Esse podcast pode ser o ideal para que você se acalme logo antes de apagar a luz. Os episódios com cerca de 10 minutos de processos relaxantes envolvendo meditações sobre trabalho, saúde e… sono. Os episódios começam com anúncios e uma pequena introdução que descreve o exercício a seguir… portanto é melhor ouvir ANTES de deitar.

5. The Duncan Trussell Family Hour
Um podcast de um comediante que te faz rir e dormir. O surrealismo e a voz calma de Duncan oferece a chave dos portais do sono mesmo que você se interesse por seus assuntos, que em sua maioria variam entre arte e espiritualidade.

6. On Being 
Uma vez a atriz Molly Ringwald disse: “Se seus convidados não são interessantes, sua voz apenas já é transcendente”. E ela está correta. Semanalmente Krista Tippet oferece inventivas e inteligentes entrevistas com cientistas, pensadores, artistas e outras personalidades.

tumblr_m4a8qwHPqe1rru5xuo1_500

DEITA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA.

7. Welcome to Night Vale
Já conhecido pela podosfera brasileira e reconhecido internacionalmente em países de língua inglesa, Welcome To Night Vale dispensa apresentações no Overcast.

8. New Yorker Fiction
Esse podcast apresenta causos ficcionais de escritores consagrados. Em sua maioria dão excelentes ‘bedtime stories‘.

9. The Great Detectives of Old Time Radio
Uma ode ao tempo em que o público americano não tinha DDA (incluo o brasileiro nesse “americano) e se excitava com longas narrativas de rádio novela. Como isso não é o paradigma popular atual, esse podcast de casos detetivescos baseados no estilo dos anos 40 e 50 são um convite para o sono. Adam Green solta diariamente histórias de detetives clássicos da literatura como as de Philip Marlowe.

MÚSICAS NO CREPÚSCULO

10. Deep Energy 2.0: Music for Sleep, Meditation, Relaxation, Massage and Yoga
O título diz tudo. Cada episódio de uma hora mistura sons de ambientes que induzem o sono ou acompanham sua yoga noturna. O único episódio fora desse padrão é o de Halloween… a não ser que você queira pesadelos.

yoga-may-be-key-good-nights-sleep

Por Whitney Matheson